sábado, 7 de janeiro de 2012

Exercício físico durante a gravidez não previne diabetes gestacional


O estudo publicado pelo periódico Obstetrics & Gynecology teve o objetivo de avaliar se o exercício durante a gravidez1 pode prevenir o diabetes gestacional2 e melhorar a resistência à insulina3.
Um total de 855 mulheres entre a 18a. e 22a. semanas de gestação foram aleatoriamente designadas a fazer 12 semanas de exercício padrão (grupo de intervenção) ou cuidados pré-natais padrão (grupo controle). O programa de exercícios seguiu as recomendações de intensidade moderada, sendo realizado por três ou mais dias da semana. Os desfechos primários avaliados foram o diabetes gestacional2 e a resistência à insulina3.
Como resultado, foi verificado que entre a 32a. e 36a. semanas de gestação não houve diferenças entre os grupos na prevalência4 de diabetes gestacional2: 25 de 375 (7%) no grupo de intervenção em comparação com 18 de 327 (6%) no grupo controle. Também não houve diferenças na resistência à insulina3 entre os grupos.
Não houve evidência de que a realização de 12 semanas de exercício padrão durante a segunda metade da gravidez1 previna o diabetes gestacional2 ou melhore a resistência à insulina3 em mulheres grávidas saudáveis, com índice de massa corporal5 normal.


Fonte: Obstetrics & Gynecology - Volume 1, de janeiro de 2012
NEWS.MED.BR, 2011. Exercício físico durante a gravidez não previne diabetes gestacional, em trabalho publicado pelo periódico Obstetrics & Gynecology. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/medical-journal/253060/exercicio+fisico+durante+a+gravidez.htm>. Acesso em: 8 jan. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário